Sobre o Ozônio

Foi descoberto em 1785, pelo Holandês Van Marum, devido ao cheiro de uma máquina elétrica. Em 1840, Shönbein relatou a existência da molécula de ozônio. Em 1857, Simens construiu o primeiro gerador ozônio.

Em 1892 Ohlmuller descobriu o poder desinfetante do ozônio, em ensaios realizados com Salmonella Typhirium, vibrio cholerae e Bacillus antracis.

A primeira instalação de tratamento de água com aplicação de ozônio foi construído em 1893, na cidade de Oudshoorn na Holanda. Logo depois em 1902, nas cidades de Paderbon e Weisbaden na Alemanha. Mais tarde em 1906 na cidade de Nice na França. Hoje em dia, no mundo todo existem milhares de estações de tratamento de água com aplicação de ozônio.

Devido a seu alto poder oxidante do ozônio e ao fato de não produzir subprodutos tóxicos sua aplicações são bastante amplas. Nesta página iremos expor apenas algumas aplicações importantes.

 

Introdução do Ozônio

O gás ozônio, além de ser a camada da estratosfera que nos protege, é um gás que pode ser utilizado nos diversos campos de atividade humana.

A camada protetora de ozônio ajuda a manter o equilíbrio biológico em nosso sistema, agindo como um filtro da energia ultravioleta (UV).

O ozônio se forma quando as moléculas de oxigênio (O2) se rompem, e os átomos separados combinam-se individualmente com outras moléculas de oxigênio. Pode ser formado naturalmente, pela ação dos raios UV ou pelos geradores de ozônio, que convertem O2 em O3.

O ozônio (O3) se recompõe a oxigênio (O2) por ser um gás bastante reativo e altamente instável. É um poderoso germicida e um dos oxidantes naturais mais potentes. Por possuir estas características, o ozônio possui uma série de aplicações, tanto na medicina como também em processos industriais, tratamento de águas, alimentos, gases, efluentes e também como agente clareador/branqueador.

 

Propriedades Físicas do Ozônio

 

Unidades de Medida do Ozônio

  • Concentração de ozônio em ar (volume)
    • 1mg/L = 1gO3m-3 = 467ppmO3
    • 1ppmO3 = 2,14mgO3m-3
  • Concentração de ozônio em água (peso)

Potencial de Oxidação do Ozônio

A tabela demonstra o potencial de oxidação do ozônio!

Ozônio é Poluição?

Segundo a CETESB o ozônio é considerado como poluente atmosférico em concentrações acima de 160µg/m3.